Homenews - homenews.com.br
Ciência
Segunda - 16 de Dezembro de 2002 às 11:02

    Imprimir


Homenews

Cientistas norte-americanos acreditam ter descoberto o gene causador do medo. Tal descoberta pode representar a chave para tratamentos de ansiedade, depressão e até mesmo para alguns distúrbios psíquicos.

Os pesquisadores do Instituto Médico Howard Hughes na Universidade de Columbia, produziram, uma proteína que inibe a parte do cérebro responsável por "aprender" o medo.

Eles compararam as reações de dois grupos de ratos -- um com animais normais, e outro sem o receptor da proteína no cérebro -- diante de choques elétricos.

Ambos foram treinados para relacionar o som de uma campainha ao choque. Depois disso, os cientistas compararam o grau de medo que cada grupo mostrou quando exposto apenas à campainha.

A duração da "parada" proveniente do susto de cada um foi medida e considerada um indicador do medo. Como esperado, os ratos normais tiveram reações mais intensas.

No entanto, segundo o site Ananova, o gene aparentemente só afeta os tipos de medo que podem ser adquiridos durante a vida, e não aqueles considerados instintivos.

"Nós já sabemos bastante sobre os caminhos neurais envolvidos no aprendizado do medo. Agora, podemos tentar compreender os mecanismos genéticos e biomédicos que sustentam esses caminhos", disse Eric Kandel, professor de Columbia.




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/573/visualizar/