Homenews - homenews.com.br
Ciência
Terça - 17 de Dezembro de 2002 às 11:40

    Imprimir


Por Tina Szabados, da redação

Pesquisadores americanos encontraram um ecossistema composto por criaturas completamente desconhecidas. A descoberta foi feita em um lago com água sete vezes mais salgada que a do mar, soterrado por vários metros de gelo numa região desértica do continente antártico.

O achado científico representa o início de um grande estudo que, em alguns aspectos, se assemelha à pesquisa de vida extraterrestre.

Os motivos são simples: ambientes isolados oferecem uma visão única de como organismos podem evoluir de maneiras diferentes das conhecidas e em condições extremas. E ambientes aquáticos, como esse, (cobertos por enormes camadas de gelo e mantidos a temperaturas extremamente baixas, mas ainda em estado líquido graças à alta pressão), são os principais candidatos a habitats extraterrestres, em locais como Europa, uma das luas do planeta Júpiter.

O lago Vida, onde o ecossistema foi encontrado, tem apenas 19 metros de gelo sobre ele. Já em Europa, esse valor deve chegar a pelo menos alguns quilômetros. Sem dúvidas o lago Vida é modesto, mas representa um começo.

A equipe de pesquisadores, liderada por Peter Doran, da Universidade de Illinois, em Chicago, usou radares para medir a espessura da camada de gelo. Analisando amostras do gelo, eles encontraram micróbios com 2.800 anos. (que foram reanimados em laboratório) Entretanto, ainda falta aos pesquisadores estudarem a porção líquida e os organismos nesse habitat isolado.

"Acabamos de ser financiados pela Nasa com US$ 1,4 milhão para fazer isso", disse Doran. "Vamos voltar lá em dois anos para atingir a água e caracterizar a vida lá. Ainda não o fizemos porque queríamos ter certeza de que estaríamos fazendo do jeito mais limpo e menos perturbador possível."

A grande preocupação dos pesquisadores é não contaminar o lago com organismos do mundo exterior.

A descoberta do novo ecossistema foi publicada nesta segunda-feira na revista científica "PNAS",




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/582/visualizar/