Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 19 de Dezembro de 2002 às 11:02

    Imprimir


A Lucent Technologies anunciou na quarta-feira o lançamento de um chip capaz de aumentar a capacidade das redes de telefonia móvel, o que permite às operadoras melhorar seus serviços.

Segundo a Lucent, os chips poderão ser acrescentados às 'estações-base' das redes de telefonia móvel-- responsáveis pela recepção e transmissão de chamadas-- com o padrão Code Division Multiple Access (CDMA), empregado por empresas como a Verizon Wireless e a Sprint PCS .

Ken Dulaney, analista do Gartner Group, explica que o chip pode melhorar as comunicações móveis, mas seu sucesso dependerá da demanda dos consumidores e dos planos de investimento de empresas que operam redes CDMA.

"A questão não é que não se possa criar mais capacidade no sistema CDMA. O problema é determinar se as operadoras têm dinheiro para gastar com isso, ou se existe demanda'', disse Dulaney.

"Todo mundo tem seu ingrediente favorito para melhorar as estações-base, de modo que o fator decisivo terminará sendo a redução de custos ou o aumento do número de usuários que uma estação-base é capaz de atender simultaneamente'', acrescentou.





URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/597/visualizar/