Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 22 de Agosto de 2002 às 08:53

    Imprimir


Por Tina Szabados

Cientistas da Washington University em St Louis, nos Eua, desenvolveram um robô fotógrafo.

A máquina, que ganhou o nome de Lewis, parece uma lixeira de cabeça para baixo, com uma câmera digital no topo. Ele está programado para circular em uma sala, escolhendo os rostos das pessoas e tirando fotos.

Segundo informações no site da britânica BBC, Lewis é baixo, na escala humana e tira fotos enquanto circula pelo lugar onde está. O robô alterna entre a detecção de rostos e o ajusta na posição da câmera para tirar fotos bem compostas.

- Ele basicamente procura por pele na imagem e assim encontra a cabeça, braços e pernas das pessoas. Depois, ele usa várias técnicas para decidir qual dessas imagens de pele são do rosto. Depois de decidir onde está o rosto, ele tenta compor uma imagem boa, algo que você gostaria de colocar na parede - disse Bill Smart da Washington University.

Lewis foi instruido para ficar dentro de uma área pré-definida e evitar esbarrar nas pessoas. Para isso a equipe de desenvolvedores se utilizou de limites visuais, luzes coloridas que o robô usa para se localizar.

A equipe da Washington University acredita que o robô fotógrafo tem várias vantagens sobre os fotógrafos de carne e osso. Segundo eles, as pessoas ficam menos envergonhadas na frente de um robô.








URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/61/visualizar/