Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 09 de Janeiro de 2003 às 09:43

    Imprimir


TAIPÉ (Reuters) - A produção mundial de telas planas para produtos que variam de notebooks a televisores deve crescer 21% ao ano pelos próximos quatro anos, anunciou na quarta-feira uma empresa de pesquisa norte-americana.

"Baseamos o nosso otimismo na crescente popularidade dos monitores e televisores de cristal líquido (LCD) e prevemos que a demanda vá florescer nos próximos anos'', disse C. E. Wang, presidente da filial taiwanesa da DisplaySearch, em entrevista coletiva.

A produção mundial de painéis de tela plana deve chegar a 62 bilhões de dólares em 2006, ante 28,8 bilhões de dólares em 2002, segundo a empresa de pesquisa, estabelecida em 1996.

As telas de cristal líquido de tamanho grande e película fina (TFT-LCD) usadas em laptops, monitores e televisores respondem por cerca de 70 por cento da produção mundial de displays planos.

Os 30 por cento restantes são telas menores para organizadores pessoais e celulares, disse a empresa.

Os consumidores estão abandonando os monitores de tubos catódicos, volumosos, em troca dos esguios LCDs, para economizar energia e espaço.

Taiwan é a o maior fabricante mundial de monitores LCD, com cerca de 60 por cento da produção mundial no ano passado. Os principais fabricantes de monitores LCD da ilha incluem a Beng e a Compal Electronics. A Samsung Electronics, da Coréia do Sul, e a Sharp, do Japão, também produzem monitores de tela plana.

As vendas de monitores de telas planas aumentarão em 37 por cento ao ano e chegarão a 113,3 milhões de unidades em 2006, segundo a DisplaySearch. A essa altura, mais de 80 por cento dos monitores vendidos no mundo serão de tela plana, ante 20 por cento no final de 2002, afirma a organização.

A Beng, que também produz celulares, beneficia-se dessa alta na demanda e anunciou na terça-feira que espera que suas vendas em 2003 sejam pelo menos 20 por cento superiores às do ano passado.

Em termos de preço, a DisplaySearch afirmou que espera que o preço médio de venda de um monitor LCD de grande porte fique na faixa atual, de 160 a 180 dólares, pelo resto do ano.

Os preços dos monitores de LCD de grande porte estão em queda desde o ano passado, em meio à crise no setor mundial de computação, depois de atingirem preços de até 250 dólares por unidade no começo de 2002.







URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/630/visualizar/