Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Sexta - 23 de Agosto de 2002 às 09:34

    Imprimir


Por Tina Szabados

Cientistas da Cambridge University, na Grã-Bretanha, desenvolveram um software que permite aos usuários escrever sem tocar o teclado. Isso mesmo, não é nenhuma brincadeira! O sistema de inserção de texto, chamado de ''Dasher'', promete revolucionar - e com razão - o uso de computadores para pessoas incapazes de usar o teclado normal.

Criado por David MacKay e David Ward do departamento de Física da universidade, o sistema utiliza um leitor ocular que é capaz de deduzir para onde na tela o usuário está olhando. As letras aparecem continuamente na tela e o software exibe os pares ou trios de letras mais prováveis. Os desenvolvedores afirmam que o sistema pode prever até palavras inteiras.

De acordo com o site da britânica BBC, o sistema ''Dasher'' foi criado em inglês e seu conhecimento da lingua é cumulativo. Ou seja, ele pode "lembrar" novas palavras. O sistema ainda contém palavras de livros clássicos da lingua inglesa, como Jane Austen e Lewis Caroll, numa uma tentativa de ajudar os usuários a escrever rapidamente e sem erros.

O ''Dasher'' também é mais rápido do que outros sistemas de leitura ocular, produzindo até 25 palavras por minuto em comparação ás 15 palavras por minuto possíveis atualmente.

- Isso não é apenas mais rápido do que qualquer outro sistema de escrita alternativo movido por um leitor ótico, mas a freqüência de erros de ortografia é cerca de cinco vezes menor - disse David MacKay.

Os criadores deixam claro que o Dasher não causou nenhum cansaço na vista durante os testes. Mas os usuários que contestarem essa afirmação também podem usar um mouse ou semelhante. O sistema está sendo desenvolvido como um projeto de sotware com código aberto. MacKay espera que Dasher seja útil para computadores handhelds ou celulares, onde não há espaço para um teclado.




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/66/visualizar/