Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 11 de Fevereiro de 2003 às 10:42

    Imprimir


(AL) - A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) solicitou à Rússia que construa, ainda este ano, outra nave de carga não-tripulada Progress para a enviar à Estação Espacial Internacional (ISS).

O diretor-geral da Rosaviakosmos (Agência Espacial Russa), Nikolai Moiseyev, disse à agência de notícias "Interfax" que a Nasa está disposta a financiar a construção da nave, mas a decisão final deverá ser tomada pelos presidentes dos dois países.

O diretor explicou que a Rússia está disposta a cumprir este pedido dos Estados Unidos, desde que se fixem os prazos e os custos do aparelho. Moiseyev acrescentou que a Nasa e a Rosaviakosmos discutiram ainda a possibilidade de enviar no próximo ano outra nave russa tripulada do tipo Soyuz.

Uma nave Progress-M47, com uma carga de 2,5 toneladas de água, alimentos, oxigênio, combustível e equipamentos, chegou à ISS na passada semana, poucos dias depois de a agência norte-americana suspender os vôos tripulados após o acidente do Columbia. Com isso, o funcionamento da ISS depende das naves russas.

Segundo os acordos estabelecidos entre os 16 países que participam no projeto da ISS, o transporte da maioria dos astronautas, os materiais de construção e ampliação da estação estava a cargo dos norte-americanos.




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/767/visualizar/