Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 13 de Fevereiro de 2003 às 15:01

    Imprimir



(Reuters) - O Pão de Açúcar, maior rede de supermercados do Brasil, anunciou ontem o teste do primeiro caixa que dispensa atendente. Trata-se de um sistema onde o cliente registra suas compras e faz ele mesmo o pagamento com cartão eletrônico.

Os testes envolvem apenas um caixa eletrônico instalado na loja da avenida Ricardo Jafet, zona Sul de São Paulo, uma das principais da rede na capital paulista. O objetivo é ver como os clientes respondem à novidade e que tipo de consumidor usará o dispositivo, informou o Pão de Açúcar.

Segundo a empresa, o equipamento possui um leitor de código de barras embutido e pode ser usado somente para compras de até 15 itens. "Nosso negócio é basicamente o atendimento e percebemos que estamos acrescentando valor com uma nova opção para o cliente", disse o diretor da bandeira Pão de Açúcar, Paulo Gualtieri.

O executivo disse que a idéia é oferecer o caixa automático como complemento a diferentes formas de atendimento que o Pão de Açúcar já usa, como compras pela internet e um sistema chamado "Compra Fácil", que entrega as mercadorias na casa do cliente.

Ele descartou a possibilidade de uso generalizado dos caixas eletrônicos. "Nenhum funcionário será substituído (...). A intenção é ter uma opção a mais de atendimento ao cliente."

Sem informar o número preciso de supermercados que terá o novo sistema, Gualtieri disse que os testes com os caixas automáticos devem ser estendidos para outras lojas da rede em São Paulo ainda este ano.

O software do caixa automático --normalmente a parte mais cara de uma solução comercial eletrônica-- foi desenvolvido internamente, disse o executivo, baseado nos sistemas de atendimento usados pelos caixas convencionais das lojas da empresa. Gualtieri acrescentou que o custo da solução é "barato", sem detalhar o valor completo do caixa.

Nos dez dias de operação do novo sistema, cerca de 80 clientes por dia têm usado o caixa automático, segundo o executivo.




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/790/visualizar/