Homenews - homenews.com.br
Informática
Terça - 10 de Junho de 2003 às 12:25

    Imprimir


Por Rodrigo Dutra, do HomeNews

A rápida difusão do recente vírus Sobig.C possivelmente está mais relacionada com os progressos nas técnicas de transmissão de spam do que necessariamente as habilidades do seu anônimo autor, de acordo com uma companhia russa líder no mercado de antivírus.

Uma análise, realizada pela Kaspersky Labs, em mensagens que contem o variante do vírus, revelou que esta conseqüente infestação está mais para uma distribuição padrão de spam do que para uma mega expansão de uma nova praga virtual, segundo Denis Zenkin, engenheiro de comunicações corporativas da empresa, que trabalha na sede de Moscou.

Segundo recentes relatórios, o Sobig.C é uma "espécie de verme", que se propaga através do correio eletrônico. Assim, a praga espalha cópias de si própria através de arquivos anexados que contém o seu código malicioso de origem.

O novo variante do Sobig foi detectado, originalmente, no final da tarde da última sexta-feira, espalhando-se rapidamente por diversos países em questão de poucas horas, de acordo com informações passadas pela empresa de segurança virtual F-Secure, localizada na Finlândia.

“Parece que o criador aprimorou a forma de distribuição do seu vírus, utilizando-se de tecnologia spam, e conseguiu atingir um grande objetivo: espalhá-lo rapidamente em cadeia global”, disse Zenkin.

O Sobig.C está programado para expirar em 8 de junho e foi lançado no mesmo dia em que o seu predecessor, Sobig.B, está datado para paralisar as suas atividades. Esta liberação seqüencial da praga está sendo vista como uma tentativa do seu autor para enganar as companhias que desenvolvem vacinas, através da alteração súbita da “composição” do worm.

Alternativamente, o hacker pode estar espalhando “uma virose conceitual”, na qual ele testa o sucesso de seus empreendimentos, analisando quando e como eles foram distribuídos.

Peritos da área avisam aos usuários de informática para estarem devidamente preparados para uma nova versão do Sobig que pode atingir a Internet ainda neste final de semana.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1066/visualizar/