Homenews - homenews.com.br
Informática
Segunda - 30 de Junho de 2003 às 09:07

    Imprimir


______________________________________________________

Novos testes de pesquisadores americanos com protocolos de comunicação em rede conseguiram triplicar a velocidade de transmissão de dados na internet.

Cientistas acreditam que o desenvolvimento de sistemas ultra-rápidos pode fazer essa velocidade chegar a ser 6 mil vezes maior do que a que se consegue atualmente.

O segredo para tal aceleração será uma mudança na forma como a informação é enviada pela rede mundial e na maneira que os computadores decidem que velocidade será utilizada para despachar os dados.

O sistema Fast TCP está sendo desenvolvido por Steven Low e sua equipe do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech).

Pacotes

Hoje em dia, quando um computador envia dados pela internet, ele primeiro os divide em pacotes menores antes de despachá-los.

Antes que o próximo pacote seja enviado, o computador aguarda um sinal de que o anterior chegou bem ao seu destino. Se tiver ocorrido algum problema, o computador reenvia o mesmo pacote outra vez em uma velocidade menor.

Com isso, a entrega dos pacotes é assegurada, mas isso também possibilita que pequenos problemas no caminho provoquem grande lentidão nas velocidades de transmissão.

O sistema Fast TCP evita esses problemas monitorando constantemente o tempo de transmissão de dados entre dois pontos determinados.

Isso possibilita que os dados "viajem" sempre na velocidade máxima suportada pelo cabo, aumentando a velocidade que a informação pode ser enviada.

Superconexão

Os primeiros testes do Fast TCP aconteceram em novembro do ano passado, com a comunicação entre dois pontos: na Califórnia, nos Estados Unidos, e em Cern, próximo a Genebra, na Suíça.

Os protocolos de rede existentes atualmente suportam, em média, uma velocidade de 266 megabits através da conexão de 10 mil quilômetros.

O Fast TCP, por sua vez, suporta uma velocidade média de 925 megabits por segundo.

A equipe californiana disse à revista New Scientist que, ao conectar dez sistemas Fast TCP, a taxa de transmissão de dados chegou a 8,6 gigabits por segundo, ou seja, milhares de vezes mais rápido que o normal.

Os pesquisadores da CalTech dizem que a tecnologia Fast TCP pode ser embutida na atual infra-estrutura da rede, o que significa que em breve poderia entrar em uso.

Fonte: BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1129/visualizar/