Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 01 de Julho de 2003 às 11:03

    Imprimir


HomeNews

A fabricante japonesa de chips para computadores NEC desenvolveu uma forma de ampliar significativamente a vida das baterias de laptops. Trata-se de uma pequena célula combustível que, segundo a empresa, possibilitará que notebooks funcionem por até 40 horas consecutivas, ou seja: cerca de 10 vezes mais que a energia oferecida pelas atuais baterias de lítio.

Com o desenvolvimento da célula combustível, a NEC visa disputar o mercado com concorrentes locais, como a Toshiba, e estrangeiras nos EUA e Coréia do Sul que estão tentando trazer essa tecnologia para o mercado de massa.

A companhia espera iniciar sua comercialização dentro de dois anos. Enquanto isso, a NEC planeja colocar no mercado em 2004 um laptop com a bateria de célula combustível e capacidade de cinco horas.

As células combustíveis transformam hidrogênio e oxigênio em eletricidade e não necessitam ser recarregadas como as baterias tradicionais. Um refil de combustível, como gás hidrogênio ou metanol líquido, é usado para mantê-las em operação.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1141/visualizar/