Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quarta - 02 de Julho de 2003 às 06:23

    Imprimir


_______________________________________________________



Ilustração



Os Estados Unidos planejam construir um avião hipersônico de guerra, não-tripulado, capaz de atacar qualquer lugar no mundo em duas horas.



A descrição inicial do projeto foi divulgada no site da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (Darpa, em inglês).



A idéia é que o bombardeiro decole de uma base convencional nos Estados Unidos carregando até 5,5 toneladas de material explosivo.



Um avião hipersônico é um avião que pode viajar mais rápido do que a velocidade do som (cerca de 300 metros por segundo). O Concorde, por exemplo, que é um supersônico, chega a voar até duas vezes a velocidade do som.



Altitude



O novo avião voaria a uma altitude de 30,5 mil metros, contra 17,7 mil do Concorde.



De acordo com a Darpa, o novo avião "vai acabar com a dependência americana de bases próximas para poder reagir rapidamente a ações ameaçadoras de países hostis ou organizações terroristas".



O avião deve passar a ser usado apenas em 2025.



Para uso mais a curto prazo, a agência está propondo a construção de um outra aeronave, que deve ficar pronta até 2010.



Essa aeronave seria um planador também não-tripulado, que seria levado para o espaço e lá liberado para realizar seu ataque.



Mas esse planador não poderia percorrer distâncias tão longas quanto o hipersônico e teria uma capacidade de armazenamento de explosivos de cerca de apenas 450 kg.





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1143/visualizar/