Homenews - homenews.com.br
Informática
Terça - 15 de Julho de 2003 às 10:05

    Imprimir


HomeNews*

Os canadenses poderão ser os primeiros na américa do nerte a utilizarem o voto pela internet nas próximas eleições. Markham, cidade onde se localiza o maior número de empresas de tecnologia do país, experimentará o método de 3 a 7 de novembro, para as eleições municipais. Mas as eleições da região não serão completamente on-line. No dia 10 do mesmo mês, data oficial da eleição, só serão computados os votos de cédulas, registrados no locais de votação.

A prefeitura da cidade contou com a colaboração da empresa americana Election Systems and Software para a criação de um sistema que protegesse a privacidade e verificasse a identidade dos eleitores, além de garantir que o resultado seja secreto.

Os eleitores da cidade receberão uma senha e a partir dela, poderão votar de onde quiser, seja em casa ou em outro lugar. A prefeitura acredita que o novo método irá beneficiar aqueles, que no dia da eleição, não estejam no local de votação.

A prefeitura da cidade contratou uma empresa de pesquisa de mercado para comprovar a eficácia da tecnologia. Caso o resultado seja positivo, o sistema deverá ser adotado em futuras eleições municipais.

A iniciativa faz parte de um programa de pesquisa aplicada em mídia interativa idealizado pelo Departamento do Patrimônio Canadense (equivalente ao nosso Ministério da Cultura), e a Canarie, que realiza projetos para o desenvolvimento da Internet no Canadá. Os custos do sistema serão de US$ 25 mil.

O método não é bem uma novidade. Ele já foi utilizado em alguns países da Europa, como na Escócia por exemplo, onde a votação pela Internet representou 20% dos votos no total. Nos EUA, o Pentágono planeja realizar testes do sistema nas eleições de 2004 em alguns locais do país como a Flórida e Washington.


*Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1197/visualizar/