Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Sexta - 25 de Julho de 2003 às 09:14

    Imprimir


HomeNews*

Cientistas suíços e espanhóis estão desenvolvendo uma cadeira de rodas controlada pela mente, para dar maior independência a pacientes com paralisias.

O sistema utiliza eletrodos embutidos em um capacete usado pelos pacientes para transmitir mensagens do cérebro para um computador, que as passará para a cadeira através de uma ligação sem fios.

De acordo com artigo publicado na revista New Scientist, testes anteriores usando um robô indicaram que com apenas dois dias de treinamento é possível controlar o robô com a mente.

O sistema foi desenvolvido por Jose Millan, do Instituto de Inteligência Artificial Perceptiva Dalle Molle, na Suíça, cientistas do Instituto de Tecnologia Federal Suíço, em Lausanne, e pelo Centro de Pesquisa para Engenharia Biomédica, em Barcelona.

Eles estão testando o sistema com comandos simples como esquerda, direita e em frente. A cadeira também inclui um sistema inteligente para garantir que o robô não bata em obstáculos.

Ainda de acordo com a revista, a equipe está agora tentando aumentar o número de estados mentais que o sistema pode reconhecer.

*Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1229/visualizar/