Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 10 de Setembro de 2002 às 08:40

    Imprimir


Por Jeremy Lovell

LEICESTER, Inglaterra (Reuters) - Cientistas à procura de meios para que os cegos aproveitem melhor os computadores desenvolveram um mouse tátil e combinaram o dispositivo com representações sonoras de recursos gráficos.

Mike Burton, da Universidade de Glasgow, disse a jornalistas durante a reunião anual da Associação Britânica para o Progresso da Ciência que o mouse vibrava a cada vez que encontrava uma linha em um gráfico na tela do computador, o que oferecia ao usuário cego uma indicação tátil.

"A técnica é uma boa maneira de apresentar informações aos cegos e mesmo às pessoas sem deficiência visual", disse. "O ponto principal é que se trata da solução mais barata e flexível, e funciona", acrescentou.

Comparando o mouse vibratório a um sistema eletrônico de braile, Burton disse que uma das tarefas mais desafiadoras que os deficientes visuais enfrentam é tentar assimilar informação que ofereça um panorama de dados ou eventos.

Reforçando a resposta tátil do mouse, Stephen Brewster, outro cientista da Universidade de Glasgow, contou ter desenvolvido recursos gráficos sonoros que poderiam ser combinados ao mouse.

As linhas do gráfico são representadas por sons que variam de modulação caso a linha na tela esteja subindo ou descendo.

Diversos sons como esses podem ser usados para representar as diferentes linhas de um gráfico, com o usuário adentrando em uma "paisagem sonora".

"Pode-se manipular informação bastante complexa usando o som", disse o cientista, acrescentando que a técnica pode ser útil até para as pessoas que enxergam bem, como operadores de ações que poderiam ser alertados em seus telefones móveis por um som que denote a queda ou alta de determinada ação.





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/124/visualizar/