Homenews - homenews.com.br
Informática
Quarta - 11 de Setembro de 2002 às 08:26

    Imprimir



Por Reed Stevenson

SEATTLE (Reuters) - O Service Pack 1, o primeiro grande update da Microsoft para o Windows XP desde o lançamento da iniciativa "computação confiável" e de seu acordo com o Departamento da Justiça dos Estados Unidos, está disponível no site da companhia (download de 32 megabytes) ou em um CD que pode ser adquirido por 9,95 dólares.

Uma das mudanças mais notáveis é a capacidade de eliminar completamente os programas padrões da Microsoft como o Internet Explorer ou o Windows Media Player do sistema operacional.

Essas mudanças, permitidas pelo pacote de atualização, são parte das medidas da Microsoft para cumprir as cláusulas do acordo fechado com o Departamento da Justiça dos EUA. O acordo foi assinado no ano passado para pôr fim ao processo antitruste que a empresa sofria, disse Jim Cullinan, o principal gerente de produto do Windows XP.

O acordo ainda precisa ser aprovado por um juiz federal e não foi aceito por nove Estados norte-americanos que desejam sanções mais severas contra a Microsoft.

A outra característica principal do Service Pack 1 é uma gama de recursos cujo objetivo é aumentar a segurança do sistema, algo que se tornou um esforço crucial da Microsoft.

Um desses recursos de segurança é um melhor sistema de administração de cookies, ou pequenos arquivos salvos no computador e que contêm informações sobre a visita do usuário a um site.

O sistema operacional com o Service Pack instalado pode dar aos usuários mais controle sobre as informações que fornecem e com isso deve garantir mais privacidade.

Abalado por invasões no sistema da empresa e por vulnerabilidades em seu software, o presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, enviou aos funcionário do grupo um memorando, muito divulgado meses atrás, enfatizando a necessidade de um aumento da segurança e da confiança nos softwares da Microsoft.

Apesar de versões anteriores do Windows XP -- 46 milhões de cópias foram vendidas até o final de junho -- precisarem da instalação do pacote de atualização, a Microsoft vai incorporá-lo em novos produtos a partir de meados de outubro.

Além das atualizações de segurança, o pacote traz novas funções ao sistema operacional.

O Java Virtual Machine, que permite downloads sob demanda e não estava disponível na versão anterior, foi incluído no update. Mas, por causa de um acordo com a Sun Microsystems, que desenvolveu e comercializa o Java, a linguagem de programação não será mais incluída no Windows depois de 2004.

No lado do hardware, o Service Pack acrescenta suporte para o USB 2.0, um padrão de comunicação para periféricos que oferece taxas de transferência de dados 40 vezes maiores que da versão anterior do USB.

O pacote também acrescenta funcionalidades da futura versão do Windows XP, a Media Center, a qual fabricantes de PCs usarão para lançarem ainda este ano produtos com funcionalidades de aparelhos de som.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/132/visualizar/