Homenews - homenews.com.br
Informática
Quarta - 27 de Agosto de 2003 às 09:44

    Imprimir


HomeNews

Uma nova versão do vírus Sobig, que infestou computadores em todo o mundo, poderá atacar a qualquer momento, mesmo antes que a mais recente variante (F) expire, em 10 de setembro. A afirmação foi feita na última terça-feira por especialistas em segurança.

Steve Trilling, diretor de pesquisa da equipe de segurança da Symantec, empresa norte-americana de segurança de computadores disse que "outro vírus poderá ser lançado a qualquer hora. Nunca podemos relaxar quando uma ameaça arrefece."

Para Mikko Hypponen, gerente de pesquisa antivírus da empresa finlandesa F-Secure, uma das cinco versões prévias do Sobig surgiu antes que a versão anterior expirasse. Hypponen explicou que o Sobig.E começou a circular em 25 de junho, uma semana antes que o Sobig.D expirasse.

Ainda de acordo com Hypponen, a primeira versão do Sobig chegou em janeiro e não tinha data de expiração. Foi seguida, cerca de quatro meses depois, pelo Sobig.B. Versões mais sofisticadas surgiram de uma a três semanas depois de cada versão precedente.

A nova versão, Sobig.F, surgiu há uma semana e se espalhou para centenas de milhares de computadores com Windows. O executivo da F-Secure estima que cerca de 200 milhões de emails foram enviados pela Internet pelos computadores infectados.

O vírus estava programado para um ataque em massa no último fim de semana, mas a ofensiva foi frustrada por especialistas em segurança. Segundo a empresa de software antivírus Trend Micro, de Tóquio, o Sobig começou a enfraquecer na segunda-feira.


Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1353/visualizar/