Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quarta - 27 de Agosto de 2003 às 10:05

    Imprimir


HomeNews

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, (MIT), criaram um robô que anda sobre a água. invenção ajudou a desvendar o segredo dos insetos para realizar a mesma proeza. A notícia da descoberta foi publicada na edição de 07 de agosto da Nature.

O robô, batizado de Robostrider é parecido com um mosquito e sua habilidade envolve principalmente cálculos de dinâmica de fluído e mecânica.

Para desenvolver o Robostrider, David L. Hu e Brian Chan partiram da premissa que as pequenas ondas de qualquer superfície líquida podem ser usadas como trampolins em movimentos naturais que permitem a qualquer inseto, por hidrodinâmica, se manter sobre a água.

De acordo com a revista, o Robostrider consegue se mover a uma velocidade de mais de 150 cm/s - a mesma com a qual um inseto normal se move. Essa rapidez só é possível graças a pernas bem longas e flexíveis de aço e a uma série de elásticos minúsculos para interligar os membros inferiores de Robostrider. A própria movimentação da água sobre os elásticos é capaz gerar energia para o robô.

De acordo com os cientistas responsáveis pela descoberta, o Robostrider é apenas um protótipo e sua tecnologia deverá ser reservada apenas a estudos de hidrodinâmica do MIT.





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1354/visualizar/