Homenews - homenews.com.br
Saúde
Segunda - 01 de Setembro de 2003 às 13:06

    Imprimir





_______________________________________________________





Um estudo indica que beber vinho tinto pode ajudar a proteger o organismo dos efeitos danosos do cigarro.



De acordo com os autores da pesquisa, dois copos de vinho tinto contrabalançam os danos que um cigarro poderia causar às artérias.



Entretanto, os especialistas advertem que não adianta beber litros de vinho para tentar se proteger.



Durante uma conferência européia, os pesquisadores disseram que não havia evidência de que o vinho ofereça proteção para quem fuma mais de um cigarro por dia.




Um cigarro




Para fazer o estudo, o doutor John Lekakis e seus colegas do hospital da Universidade de Alexandra, em Atenas, na Grécia, observaram 16 adultos saudáveis.



Cada voluntário fumou um cigarro antes de fazer um teste para medir o desempenho de suas artérias.



Eles foram testados de novo após beberem dois copos de vinho tinto e fumarem um cigarro, e novamente depois de beberem dois copos de vinho não-alcoólico e fumarem um cigarro.



O primeiro teste confirmou estudos anteriores, que mostram que fumar um cigarro reduz, durante uma hora, a habilidade das artérias de transportar sangue pelo corpo.



Entretanto, os efeitos negativos não foram constatados quando os voluntários beberam vinho tinto – alcoólico ou não-alcoólico – enquanto fumavam.



Os pesquisadores concluíram que um ingrediente presente no vinho tinto, que não é o álcool, é responsável pelo efeito protetor.



Outros estudos indicam que uma substância antioxidante presente no vinho tinto seria a responsável pelos efeitos benéficos da bebida, que pode ajudar a evitar problemas cardíacos e o câncer.




Ingredientes poderosos




Mas os pesquisadores gregos disseram que não querem ser mal interpretados.



"Isto não prova que o consumo regular de vinho tinto possa atenuar os danos causados pelo fumo crônico", eles explicaram.



"Também não é sensato achar que tomando dois copos de vinho tinto para cada cigarro, o fumante estará protegendo suas artérias."



Os cientistas dizem que o resultado do estudo mostra que o vinho tinto tem ingredientes poderosos, que podem combater os efeitos do fumo no corpo humano.



"Isso é muito útil na compreensão dos mecanismos por meio dos quais o fumo provoca disfunções arteriais e doenças cardiovasculares, e traz esperanças de que sejam descobertas substâncias capazes de reverter os efeitos danosos do cigarro", disseram os especialistas.



Muitos especialistas estão nesse momento tentando isolar os principais ingredientes presentes no vinho tinto.



Com isso, eles esperam desenvolver drogas que protejam o organismo contra doenças cardíacas e o câncer, e que possam até prolongar a vida.



Os resultados da pesquisa foram apresentados durante um congresso da Sociedade Européia de Cardiologia em Viena, na Áustria.






BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1362/visualizar/