Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Segunda - 01 de Setembro de 2003 às 13:32

    Imprimir


_______________________________________________________


O cosmonauta russo Iuri Malentchenko e o astronauta norte-americano Edward Lu, que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) desde abril, receberam na última sexta-feira alimentos, água, combustível e filmes para aproveitarem as horas de descanso no espaço.

A nave russa Progress partiu com o suprimento, na quinta-feira (28/08), pouco antes da meia-noite (horário de Brasília), do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

O lançador Soyuz-FG partiu às 11h47 e, nove minutos depois, a nave se separou. A Progress transporta uma carga total de 2.566 quilos.

Malentchenko e Lu devem voltar à Terra em outubro, quando está programado o lançamento da nave Soyuz.

A Rússia é o único país responsável pela troca de tripulação e de abastecimento da ISS desde que o ônibus espacial norte-americano
Columbia explodiu, em fevereiro, ao entrar na atmosfera. O acidente fez com que a agência espacial norte-americana, Nasa, suspendesse temporariamente os vôos de seus ônibus.

A Soyuz levará o cosmonauta Alexander Kaleri e o astronauta Michael Foale, provavelmente no dia 18 de outubro. Eles fazem parte da oitava expedição que trabalhará à bordo da ISS. O astronauta espanhol, treinado pela Agência Espacial Européia (ESA), Pedro Duque, viajará com eles para atuar como engenheiro de vôo. A nave russa se acoplará à Estação Espacial no dia 20 e, no dia 28, Malentchenko, Lu e Duque partem de volta à Terra.


Com informações da Agência Brasil





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1367/visualizar/