Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 12 de Setembro de 2002 às 10:59

    Imprimir


O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou nesta quarta-feira a política para adoção da tecnologia digital na TV brasileira. Segundo Juarez Quadros, ministro das Comunicações, as medidas serão publicadas na quinta-feira no Diário Oficial da União e terão força de decreto.

A política estabelece as seguintes diretrizes gerais: promover a inclusão digital; atualizar e revitalizar o setor de radiodifusão; utilizar o uso do espectro de rádiofreqüência; melhorar a qualidade de imagem e áudio e contribuir para a convergência dos serviços de telecomunicações.

- A qualidade da imagem e do som será melhor na TV digital. O consumidor terá no lar padrão de uma tela de cinema - afirmou.

O ministro explicou que as emissoras poderão decidir se vão usar a transmissão simples ou uma transmissão de alta definição; se vão permitir a recepção móvel; e se vão oferecer serviço multimídia ou interatividade. Ele disse ainda que as opções não eliminam nenhum dos três padrões tecnológico que existem no mundo - japonês, europeu e americano.

Durante o período de transição do sistema analógico para o digital, as emissoras terão direito a receber um canal adicional de 6MHz, sem qualquer ônus. No entanto, terminado o prazo que será estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), elas terão que devolver os canais analógicos.

A política também prevê que a TV digital deverá estimular o crescimento do parque industrial no país e implantar uma indústria de semicondutores. Caberá à Anatel elaborar o plano de transição da TV analógica para a TV digital. Quadros acredita que, em menos de 10 anos, essa transição não poderá ser feita. A expectativa é que somente no próximo ano seja possível definir o padrão tecnológico - missão que caberá à Anatel.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/138/visualizar/