Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Sexta - 19 de Setembro de 2003 às 06:50

    Imprimir



_______________________________________________________




Em breve um par de óculos escuros vai ajudar no registro de momentos importantes da vidas das pessoas.

Um protótipo dos óculos contendo uma câmera foi criado por pesquisadores da empresa de equipamentos para computador Hewlett Packard (HP). "Os óculos farão com que as pessoas tenham uma câmera portátil e invisível", afirmou Huw Robson, da HP ao programa Go Digital, da BBC.

Especialistas, no entanto, afirmam que a nova tecnologia pode invadir a privacidade alheia caso ela seja amplamente usada.

Os óculos estão sendo desenvolvidos nos laboratórios da HP em Bristol, na Inglaterra. A câmera é preparada para tirar uma foto atrás da outra, de tudo o que é visto pelo usuário. Ela, no entanto, pode ser desligada em momentos de privacidade.

Edição

"Um problema que ainda estamos tentando resolver é como facilitar a edição dessas imagens. Se a câmera tira imagens constantemente, muito lixo deve ser captado pelo usuário", diz Robson.

O pesquisador conta que as imagens poderão ser passadas para computadores portáteis ou domésticos.

Os óculos escuros com câmera já foram testados no mundo real.

Um voluntário os usou para tirar fotos de seus filhos brincando, enquanto outro tirou fotos enquanto jogava futebol com eles.

"Isso é parte da história dos eletrodomésticos estarem ficando cada vez menores e mais baratos", conta Robson.

Algumas pessoas, no entanto, se mostram preocupadas pelo fato de a tecnologia poder ser usada para obter imagens de forma secreta.

"Sem dúvida, é um ótimo apetrecho. Mas eu me sentiria desconfortável ao saber que as pessoas poderiam ficar obtendo imagens de mim a toda hora", diz o cientista Bill Thompson. "A HP precisa avaliar se isso pode se tornar um obstáculo à venda do produto."

Os pesquisadores afirmam que vários detalhes sobre o aparelho ainda precisam ser mais desenvolvidos.

Mas adiantam que a câmera tem uma boa capacidade de memória e é capaz de filtrar imagens informando ao usuário, por exemplo, se a pessoa está andando ou se movimentando, sorrindo ou olhando diretamente para a câmera.

"Este tipo de informação pode ajudar no processamento da imagem", avalia Robson.


BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1438/visualizar/