Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 23 de Setembro de 2003 às 09:46

    Imprimir



Por Donata Lustosa, do HomeNews


A feira de automóveis de Frankfurt, Alemanha, apresentou uma tecnologia que poderá diminuir a gravidade dos acidentes de trânsito com pedestres. Trata-se do capô inteligente. Instalado em um carro protótipo da empresa Siemens, o capô possuí um sensor que analisa o impacto de um atropelamento.

No momento que o pedestre se choca com o carro, o capô automaticamente se projeta alguns centímetros para cima. Esse movimento impede que a vítima entre em contato com a barra de proteção do carro, o que diminui o risco de lesões na região da cabeça.

Para evitar que o capô levante sem necessidade, o sistema reconhece a massa do objeto que sofreu colisão. Desta forma ele pode diferenciar um ser humano de uma bola de futebol, por exemplo.

O segredo dessa tecnologia são os espelhos situados no 'pára-lama' do carro. Quando quebram no impacto, diminuem a luz captada pelo sensor inteligente, que avisa para o computador de bordo. Este faz o cálculo do peso do objeto, acionando ou não o capô.

O sensor funciona quando o carro está entre as velocidades 20 e 60 KM/H. Para os engenheiros essas velocidades são as mais indicadas em casos de atropelamentos.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1455/visualizar/