Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 14 de Outubro de 2003 às 09:56

    Imprimir


HomeNews*


Um grupo de pesquisadores suíços do Centro Suíço de Eletrônica e Microtécnica (CSEM), de Neuchatel, acaba de inventar a primeira câmera do mundo capaz de "ver" em três dimensões, ao medir a distância entre os diferentes objetos que capta. A novidade será comercializada em um futuro próximo com um modelo semelhante ao de uma câmara web.

Batizada como "Swiss Ranger 2", a câmera tem um dispositivo que permite registrar em um segundo até 30 imagens em preto e branco, mas que incluem em cada pixel a indicação da distância ao objeto captado.

A câmera possui precisão quase perfeita - com milímetros de diferença -, alcance de até sete metros e resolução de 124 pixel por 160.

O aperelho eletrônico, que pode custar cerca de cem euros caso seja produzido em série, deverá interessar a vários setores industriais. De acordo com os inventores, a Swiss Ranger pode ter várias aplicações práticas, como sensores para portas automáticas, elevadores ou fitas transportadoras, olho robótico, ajuda para pessoas de visão limitada, entre outros.

Para medir as distâncias, o sensor do "Swiss Ranger" utiliza o princípio da velocidade da luz, segundo Peter Seitz, inventor da câmera e diretor do laboratório de foto do CSEM. A equipe de Seitz colaborou com a empresa alemã ZMD, de Dresden, para adaptar um sensor convencional à medida da velocidade da luz. Segundo o cientista suíço, o projeto tem caráter transnacional e concretamente europeu.

Os criadores da Swiss Ranger 2, assim como a empresa encarregada da industrialização do produto, receberam por sua invenção o Prêmio Europeu da Tecnologia da Sociedade de Informação de 200 mil euros.


*Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1551/visualizar/