Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 16 de Outubro de 2003 às 19:57

    Imprimir




HomeNews*

Cientistas da Universidade de Copenhague criaram o já está sendo considerado o menor chip do mundo. Ele é composto por apenas uma molécula orgânica e mede a bilionésima parte do metro. De acordo com os pesquisadores, a novidade poderá ser usada em aparelhos como computadores e telefones celulares.

O aparelho funciona com apenas um elétron de cada vez, e sua invenção pode significar o desaparecimento dos menores e mais rápidos computadores utilizados até agora.

A pesquisa, da qual participou uma equipe de cientistas europeus dirigidos pelo professor Thomas Bjoernholm, será publicada pela revista Nature.

"Com nosso chip podemos colocar mais um milhão de unidades num computador, o que aumentará sua rapidez e potência e reduzirá seu tamanho. Mas também abre a possibilidade de que no futuro possamos construir os computadores de forma completamente nova", declarou Bjoernholm.

A vantagem de utilizar moléculas orgânicas no lugar dos tradicionais materiais inorgânicos, como o silício, por exemplo, é que se elas se organizam por si mesmas nos circuitos fechados que agora poderão ser construídos. Esta propriedade pode servir também para prever como funcionarão os computadores orgânicos do futuro.


*Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1575/visualizar/