Homenews - homenews.com.br
Informática
Segunda - 20 de Outubro de 2003 às 08:49

    Imprimir



Por Greice Margherita, do HomeNews

Várias mensagens com informações inúteis chegam às nossas caixas de e-mail diariamente. Além dos spams, mensagens publicitárias não requisitadas, há outros tipos de e-mails indesejados muito comuns: os hoax (boatos) e as lendas urbanas.

Hoax são e-mails falsos que geralmente alertam para a “existência” de novos vírus que têm capacidades enormes de destruição... e é claro, que não existem. As lendas urbanas são estórias fantasiosas que pedem para que o usuário faça alguma coisa para que alguém obtenha um benefício.

Quem nunca leu um e-mail que dizia: “Urgente! Se receber um e-mail com o título(...) não abra!” ou “A Nokia está dando celulares para quem...”. Há uma infinidade de histórias que circulam pela rede apenas para fazer os usuários de e-mail perderem tempo.

Os hoaxes e as lendas urbanas provocam o aumento do tráfego de mensagens nos servidores de e-mail, podendo congestioná-los ou deixá-los lentos. Isso ocorre porque geralmente eles vêm com um pedido para que o usuário que recebe a mensagem a repasse para todos os endereços de sua lista. Quem não sabe que os avisos são mentirosos, acaba repassando o e-mail na esperança de estar fazendo uma boa ação.

Por sorte, e-mails mentirosos são facilmente identificáveis. Geralmente vêm como mensagens encaminhadas (forwarded) e apresentam expressões para chamar a atenção, como “Urgente” ou “Vírus perigoso”. Prometem gratificação para quem repassar os e-mails ou punição para quem parar de retransmiti-los. Vêm assinados por pessoas autorizadas, como presidentes (fictícios) de empresas ou instituições.

Quem recebe e-mails com estas características deve ficar atento: se desejar repassá-lo, certifique-se antes em sites oficiais se a informação contida no e-mail é verídica. Se não houver como confirmar a mensagem, o melhor a fazer é apagá-la.






URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1590/visualizar/