Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 28 de Outubro de 2003 às 05:52

    Imprimir


_______________________________________________________


A tripulação que foi substituída na Estação Espacial Internacional (EEI) pousou sã e salva no Cazaquistão na terça-feira, depois de passar seis meses em órbita.

A cápsula russa Soyuz que transportou a equipe Expedição 7, integrada pelo astronauta russo Yuri Malenchenko e pelo americano Ed Lu, pousou no seu alvo, na estepe, próximo à cidade de Arkalyk, a cerca de 330 quilômetros da capital Astana.

O espanhol Pedro Duque também voltou ao planeta, depois de passar uma semana conduzindo experimentos na EEI.

"Eles pousaram. Está tudo bem, os motores de pouso funcionaram. Tudo correu de acordo com os planos", disse um funcionário do controle da missão na Rússia, à agência de notícias Reuters.

Médicos dos Estados Unidos e da Espanha foram ao local de pouso, enquanto 12 helicópteros e três aviões patrulhavam os céus.

Preocupações

Um hospital de campanha americano foi deixado de sobreaviso em Astana para reduzir as preocupações da Nasa, a agência espacial americana, depois que a última missão a voltar da EEI teve um pouso atribulado, no mês passado.

A espaçonave pousou às 5h40 de Moscou (0h40 de Brasília).

Os veteranos astronautas Lu e Malenchenko, que estavam na plataforma espacial desde 28 de abril, passaram os últimos dias entregando o controle da estação aos seus substitutos, o americano Michael Foale e o russo Alexander Kaleri.

Malenchenko, que é piloto e engenheiro, e Lu, físico e especialista em emissões solares, foram os primeiros astronautas a entrar em órbita depois da explosão do ônibus espacial Columbia, em 1º de fevereiro.

A Nasa agora depende da Rússia para enviar os seus homens ao espaço, já que o programa espacial americano foi suspenso depois do acidente.

'Carona'

O espanhol Duque, que foi para o espaço "de carona" com Foale e Kaleri na semana passada, foi o primeiro espanhol a pisar na EEI.

Ele passou a maior parte do seu tempo realizando experiências para a Missão Cervantes, da Agência Espacial Européia.

Grande parte desses testes se concentrou nas áreas de biologia e física, além de tecnologia e observação da Terra.

Duque também participou de várias atividade promocionais que visam a popularizar o programa espacial a um público maior, principalmente jovem.

Os experimentos foram patrocinados, na maioria, pelo governo espanhol.



BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1601/visualizar/