Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 30 de Outubro de 2003 às 08:40

    Imprimir




HomeNews*

A China assinou hoje um acordo com a União Européia que prevê o investimento de € 200 milhões no sistema de navegação por satélite Galileu, concorrente europeu do sistema norte-americano GPS (Global Positioning System).

A assinatura do acordo ocorreu no Grande Salão do Povo, no centro de Pequim e contou com a presença do premiê italiano, Silvio Berlusconi - atual presidente da UE -, do presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, e do premiê chinês, Wen Jiabao.

O projeto do Galileu é uma iniciativa entre a UE e a ESA (agência espacial européia).

A China, também deverá cooperar com a UE na navegação por satélite em trabalho conjunto na pesquisa e desenvolvimento, fabricação e aspectos técnicos do projeto Galileu, tais como rádio-freqüência.

O início da operação do projeto está previsto para 2008, quando o Galileu deverá cercar a Terra com 30 satélites na órbita média do planeta - 27 operacionais e três reservas -, além de dois centros de controle em terra.

Ele deverá fornecer aos seus usuários uma navegação mais precisa que o sistema GPS, sendo capaz de fornecer o posicionamento exato do usuário até um metro de distância.


*Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1620/visualizar/