Homenews - homenews.com.br
Informática
Quarta - 05 de Novembro de 2003 às 06:43

    Imprimir


_______________________________________________________


Um novo software de troca de arquivos promete dar muita dor-de-cabeça à Riaa, associação norte-americana de gravadores e às autoridades que combatem a pirataria online.

Trata-se do EarthStation5 ou ES5, que apresenta uma série de novidades, como o uso de criptografia para manter o anonimato de seus usuários, a possibilidade de fazer ligações telefônicas gratuitas pela internet, uma ferramenta para a busca de pessoas e um chat com vídeo.

Além de permitir o download gratuito de músicas, documentos, áudios, e por aí afora, o ES5 também disponibiliza filmes recém-lançados, através de streaming, isto é, basta clicar no nome deles para vê-los.

O curioso é que a empresa que criou o ES5 é formada por um grupo de programadores judeus, muçulmanos e cristão de diferentes países como a Rússia, Índia, Jordânia, Israel e Estados Unidos. Eles garantem viver em perfeita harmonia e não negam sua atividade marginal, obviamente valendo-se do fato de estarem sediados no campo de refugiados Jenin, na Palestina, e imune, portanto, às leis americanas de proteção de direitos autorais.

Resta saber agora que providências serão tomadas para impedir que o ES5 obtenha o mesmo sucesso de público que o Napster original, uma vez que com todos os sistemas de segurança de que está cercado será muito difícil identificar quem está trafegando por sua rede ponto-a-ponto.

“Nem o FBI nem a KGB podem descobrir você”, diz um dos textos sobre a invulnerabilidade do ES5.


Agência Estado




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1648/visualizar/