Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quarta - 05 de Novembro de 2003 às 07:50

    Imprimir





HomeNews


No próximo sábado, o céu será o palco de um dos mais belos espetáculos espaciais: o eclipse total da Lua, que este ano acontece pela segunda vez (o último ocorreu em maio passado). O fenômeno ocorre quando a Terra impede a passagem da luz do Sol para seu satélite natural.

O eclipse, que poderá ser visto em todo o território brasileiro, deverá durar pouco mais de três horas e 30 minutos. Ele começará às 20h32 e terá terminado às 00h04 (horário de Brasília) do dia 8 de novembro. A Lua estará totalmente na penumbra (a porção mais externa da sombra terrestre) entre 22h06 e 22h30.

Ao contrário do que ocorre no eclipse solar — quando a Lua se põe entre o Sol e a Terra —, os eclipses lunares são mais simples de observar. A olho nu ou com um pequeno telescópio, o observador pode notar a mudança de coloração e a passagem da sombra terrestre sobre a superfície do satélite.

No entanto, quem preferir ter uma visão mais detalhada, poderá observar o eclipse gratuitamente nos telescópios de campo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).
O programa de observação do Mast começará às 19h00, com apresentação de vídeo sobre o fenômeno e palestra no auditório. Em seguida, os telescópios estarão abertos à observação da Lua, do planeta Marte e de aglomerados de estrelas, até à meia-noite.

O Mast fica na Rua General Bruce, 586, bairro de São Cristovão, Rio de Janeiro.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1651/visualizar/