Homenews - homenews.com.br
Informática
Segunda - 10 de Novembro de 2003 às 07:11

    Imprimir


______________________________________________________________________




A disposição para o consumo dos internautas para o último trimestre do ano cresceu 1,5% em relação ao trimestre anterior. A maioria (95%) dos entrevistados pela pesquisa do Programa de Administração em Varejo (Provar-FIA), da FEA-USP, manifestou intenção de ir às compras na web, ante apenas 44,6% dos consumidores que pretendem comprar nas lojas físicas. O estudo questiona a intenção de compra de bens duráveis e semiduráveis.

O segmento composto por livros, CDs e DVDs ainda é o mais procurado pelos internautas, mesmo tendo sofrido queda em relação ao trimestre passado. Segundo a pesquisa, 80% dos consumidores da rede manifestaram intenção de adquirir esses produtos, o que representa uma queda de 2,4% em relação aos três últimos meses.

Os eletro-eletrônicos estão em segundo lugar no ranking de intenção de consumo. Cerca de 41% dos entrevistados pretendem comprá-los nos próximos meses. No trimestre anterior, este item representava apenas 28,6%.

As lojas virtuais mais citadas na pesquisa foram Submarino e Americanas. No caso de automóveis, o mais citado foi Carsale, com 33% das respostas, seguido pelo Webmotors, com 25%.

As entrevistas, feitas em parceria com o site e-bit, envolvem pessoas que compram habitualmente via internet, não sendo, portanto, uma investigação simplesmente entre internautas. O coordenador do estudo, professor João Paulo Lara de Siqueira, destaca, entretanto que as intenções manifestadas na pesquisa podem não se concretizar e servem mais para orientar os comerciantes sobre qual a inclinação dos consumidores



Agência Estado




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1670/visualizar/