Homenews - homenews.com.br
Informática
Terça - 11 de Novembro de 2003 às 07:53

    Imprimir


________________________________________________________





O site da BBC publicou nesta segunda-feira um artigo sobre a criação do primeiro vírus de computador. De acordo com a matéria, em 10 de novembro de 1983, Fred Cohen, estudante de ciência da computação da Universidade da Califórnia, apresentava aos participantes de um seminário sobre segurança os resultados da ação de um vírus digital escrito por ele. Cohen escondeu a praga dentro de um programa gráfico chamado VDO, que tinha feito para a Vax, um fabricante de mini-computadores.

Em seu relatório, Cohen contava que o seu vírus tinha tomado conta do sistema de uma das máquinas da Vax, em menos de cinco minutos, apagando arquivos e prejudicando seu desempenho. Ele dizia ainda que, no futuro, pragas idênticas poderiam se propagar por redes de computadores.

A previsão se confirmou. Em 1987, surgiu um vírus de nome “Christmas Exe”. Sob o disfarce de de um cartão de Natal, o vírus espalhou-se rapidamente em mainframes (grandes computadores) de grandes empresas como a IBM. Um ano depois, Robert T. Morris, filho de um alto funcionário do Serviço de Inteligência dos Estados Unidos, criou um worm (programa malicioso) que, a partir da infecção de um PC da Universidade de Cornell, replicou-se milhares de vezes via internet, derrubando os sistemas de várias redes corporativas.

Atualmente, existem cerca de 60 mil vírus que se disseminam principalmente por e-mail, a exemplo dos recentes MSBlast e Sobig. Os dois aproveitam falhas do Windows e causaram tantos danos à imagem da Microsoft, que a empresa resolveu pôr a cabeça de seus criadores a prêmio, oferecendo US$ 250 mil a quem der pistas sobre a identidade deles.




Agência Estado




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1679/visualizar/