Homenews - homenews.com.br
Informática
Segunda - 17 de Novembro de 2003 às 06:42

    Imprimir


Por Greice Margherita, do HomeNews

O “Código de Ética Anti-spam”, lançado na última semana, deve estabelecer regras éticas para as práticas de comunicação por e-mail ou comunicadores instantâneos.

O spam - e-mail comercial não solicitado - lota as caixas de e-mail dos usuários e provoca congestionamento na internet. Agora, uma série de associações ligadas à internet se juntaram e formaram o Comitê Brasileiro Anti-spam, que lançou o Código.

A iniciativa deve funcionar como instrumento para estabelecer princípios éticos e normas para o envio de e-mails, principalmente os de organizações, grupos de discussão e empresas.

Estabelecer a confiança do mercado e dos usuários nos meios de comunicação da internet é o principal objetivo do código. Atualmente, principalmente por causa da grande quantidade de lixo eletrônico que chega todos os dias às caixas de e-mail, a confiança está abalada.

Baseado no “Código de Ética” do Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária – CONAR, no “Código de Ética” da ABEMD – Associação de Brasileira de Marketing Direto, e em toda a legislação vigente no país, o Código entrará em vigor na metade do mês de dezembro.

Quem desrespeitar o Código poderá ser incluído em uma lista “negra” de usuários de e-mail. O site receberá denúncias e as encaminhará para os órgãos competentes, como o Procon e o Ministério Público.

O Código está disponível no site http:// www.brasilantispam.org. O site também traz uma cartilha anti-spam e dicas para usar melhor as mensagens eletrônicas.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1698/visualizar/