Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quarta - 26 de Novembro de 2003 às 07:12

    Imprimir


_______________________________________________________________________


A Yamaha desenvolveu uma tecnologia batizada de Vocaloid , um sintetizador capaz de cantar qualquer música em inglês – em miúdos, um vocalista virtual. A intenção da Yamaha não é vender o produto ao consumidor final mas licenciá-lo para que outras empresas possam criar seus próprios artistas.

A Zero-G, produtora britânica de instrumentos musicais feitos de bits, foi a primeira a se servir dos recursos do Vocaloid. Em 2004, ela lançará no mercado os astros Lola, Leon e Miriam. Lola e Leon funcionam como apoio vocal para para soul music. A voz de Miriam, inspirada na cantora inglesa Miriam Stockley, que já atuou com Elton John, Fred Mercury e David Bowie, pode ser usada nos gêneros pop, dance e new age.

O software da Zero-G vem com um editor de partituras e letras, um piano digital e seus cantores. Custa US$ 399 e exige Windows 2000 ou XP, processador Pentium III de 1 GHZ ou superior e pelo menos 512 MB de memória RAM. Demonstrações da novidade, que recebeu prêmio da Popular Science, podem ser apreciadas nos sites Zero-G (http://www.zero-g.co.uk) e Vocaloid (http://www.vocaloid.com/en/index.html).





Agência Estado




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1730/visualizar/