Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Segunda - 01 de Dezembro de 2003 às 10:04

    Imprimir




Por Donata Lustosa, do HomeNews

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Estados Unidos, inventaram um chip capaz de identificar a presença de drogas em malas e objetos, que circulam nos aeroportos.

Batizado de Dog-on-a-Chip,(“cão no chip” em português),a engenhoca possibilita aos policias encontrarem drogas escondidas em objetos, que aparentemente não teriam narcóticos no interior.

A novidade tem o tamanho de uma moeda. Além disso, o chip não precisa de bateria e consegue identificar o tipo de droga encontrada. Desta forma a droga não precisa ir para análise laboratorial. Por enquanto o Dog-on-a-Chip está sendo testado apenas na Geórgia.

Hoje, o trabalho de encontrar drogas escondidas é feito pelos cães farejadores. Mas para isso os animais precisam ser adestrados. Segundo o inventor do chip, o PhD William Hunt, do Georgia Institute of Technologie, "os cães da polícia são ferramentas importantes na batalha contra o tráfico, mas existem inconveniências, como o fato de precisarem de adestradores caros”, diz Hunt em artigo publicado no site do instituto.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1740/visualizar/