Homenews - homenews.com.br
Ciência
Terça - 02 de Dezembro de 2003 às 10:26

    Imprimir


_________________________________________________________





Alegações de que um cientista alemão teria inventado o telefone 15 anos antes de Alexander Graham Bell ganharam nova força com a descoberta de documentos em Londres.

Os documentos e arquivos comprovam a realização de testes bem-sucedidos em um aparelho chamado ''Telephon'', desenvolvido por Philipp Reis, que podia transmitir e receber conversas, em 1863.

Os resultados teriam sido encobertos por um empresário britânico, Frank Gill, que foi presidente da companhia Standard Telephones and Cables (STC), a companhia que realizou os testes no aparelho do cientista alemão.

Gill teria escondido os documentos e arquivos para manter a reputação do inventor Alexander Graham Bell.

Museu da Ciência

Os documentos e arquivos a respeito do aparelho alemão foram redescobertos em outubro no Museu da Ciência de Londres, pelo curador de comunicações da instituição, John Liffen.

A companhia de Frank Gill, na época, estava concorrendo pelo contrato da American Telephone and Telegraph Company, que surgiu da Bell Company.

Gill pensou que se o resultado dos testes do aparelho alemão fossem divulgados, iriam prejudicar as chances da STC de ganhar o contrato.

Um memorando, de 18 de março de 1947, de Gerald Garratt, que era o curador de comunicações do Museu da Ciência na época, mostra que os relatório da STC a respeito da invenção de Reis foram cedidos ao museu com a condição de nunca serem divulgados ou publicados sem a devida permissão.

Em 1955, LC Pocock, um pesquisador do laboratório de acústica da STC, escreveu uma carta a Garrat.

''A decisão (de Frank Gill) foi que ele não queria o nome da STC mencionado em nenhuma outra controvérsia que possa ocorrer devido ao aparelho de Reis.''

O ''Telephon'' podia transmitir conversas com sinais fracos, recebendo sons de boa qualidade, mas com padrões de baixa eficiência.

O cientista americano Alexander Graham Bell recebeu o crédito por ter feito a primeira transmissão de conversa de um ponto a outro por meios elétricos em 1876.






BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1750/visualizar/