Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quarta - 25 de Setembro de 2002 às 08:46

    Imprimir


LONDRES (Reuters) - Um grupo de operadoras de telefonia celular e de varejistas lançou um programa nesta terça-feira para estimular a reutilização e a reciclagem de aparelhos na Inglaterra que podem representar riscos ambientais graves.

O Fonebank, como é denominado o programa, vai tentar manter os 15 milhões de aparelhos substituídos todos os anos fora dos depósitos de lixo do país. Especialistas alertam que apenas uma bateria de celular usada pode poluir centenas de milhares de litros de água subterrânea. Michael Meacher, ministro do Meio-Ambiente britânico, aplaudiu a iniciativa dos membros do setor, que resolveram entrar em ação antes da adoção da Diretriz Européia de Lixo Eletrônico e Elétrico, prevista para ocorrer em 2004.

- É absolutamente certo não esperar pelo governo ou por leis, porque eles são sempre lentos demais - disse Meacher em entrevista à imprensa nesta terça-feira.

Apesar de telefones celulares terem vida útil de até sete anos, o Fonebank disse que a maior parte dos aparelhos do Reino Unido são substituídos a cada um ou dois anos, atitude que para Meacher é surpreendente: ele usa o mesmo celular há cinco anos. Quase 80% da população do Reino Unido tem celular.






URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/178/visualizar/