Homenews - homenews.com.br
Informática
Segunda - 19 de Janeiro de 2004 às 09:50

    Imprimir


___________________________________________________________




As pragas digitais causaram prejuízos estimados em US$ 55 bilhões em 2003, segundo a Trend Micro, fabricante mundial de antivírus. E o pior é que o cenário para este ano é mais sombrio ainda.

“O envio de spams tende a crescer e se tornará o melhor esconderijo não só para para vírus mas também para códigos maliciosos como os dos cavalos-de-tróia (programas que controlam remotamente os computadores de suas vítimas)”, prevê Lionel Phang, executivo da Trend.

Desde o final de 2003, começou a surgir uma nova geração de pragas que agem de forma combinada – vírus mais spams mais cavalos-de-tróia - e, segundo Phang, esse deverá ser o padrão dos ataques em 2004.

Exemplo dessa tríplice ameaça já foi verificada em sistemas de empresas conectadas à internet. No caso, um spam provoca uma espécie de explosão do tráfego de uma rede. Enquanto os administradores tentam bloquear a enxurrada de lixo eletrônico que chega a seus e-mails, o vírus anexado ao spam dispara um programa que lê os movimentos de teclados e rouba senhas e nomes de usuários.

Em geral, vírus do gênero chegam às redes via canais de bate-papo como o IRC e programas de mensagens instantâneas, a exemplo do ICQ.





Agência Estado




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1827/visualizar/