Homenews - homenews.com.br
Informática
Segunda - 19 de Janeiro de 2004 às 10:11

    Imprimir


___________________________________________________________




O chileno Rodrigo Vergara, 52 anos, edita, segundo ele, o maior dicionário onlline do planeta. O Logos, como ele o batizou, oferece gratuitamente o significado e tradução de milhões de palavras em 200 idomas, incluindo várias línguas indígenas da América Latina, e mostra seu uso em textos literários, sua pronúncia, forma de conjugação (se for um verbo) e etimologia.

Ex-dirigente estudantil do Movimento de Esquerda Revolucionário chileno (MIR), ex-chofer de caminhão, empresário e membro da Confederação das Indústrias italianas, Vergara está exilado em Modena, na Italia, desde 1974.

Em 1979, fundou o Logos Group, a partir da qual começou a desenvolver um pequeno banco de dados com dez idiomas. Em 1995, aproveitou a tecnologia da recém-chegada Internet para para realizar seu antigo sonho: um dicionário virtual, feito por uma comunidade internacional.

Atualmente, o Logos é uma das dez maiores empresas de tradução do mundo, com três mil empregados e mais de quatro mil colaboradores. Yanet Trao Beri Beri, natural da ilha de Páscoa, que cuida dos vocábulos em Rapa Nui, a língua nativa da ilha, diz que o Logos é a Ferrari das palavras.

O site do Logos (http://www.logos.net) , além do mega dicionário, guarda um outro, destinado às crianças, com 320 termos básicos em 135 idiomas, entre os quais o zulu e o guarani.





Agência Estado




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1832/visualizar/