Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 05 de Fevereiro de 2004 às 10:39

    Imprimir


_____________________________________________________________




Imagine observar o Parthenon, em Atenas e vê-lo em seu estado original, ou seja, como era há centenas de anos atrás. De acordo com uma matéria que será publicada na edição deste sábado (07/02) na revista científica "New Scientist", a façanha é possível graças a mais nova invenção de uma empresa alemã: o telescópio turístico.

Segundo a reportagem, a engenhoca cria uma extraordinária visão do passado. Quando um turista colocar uma moeda e olhar através do telescópio, ele verá uma imagem do passado, sobreposta à do presente, que mudará de forma realista conforme a movimentação do telescópio.

O equipamento contém sensores de movimento que rastreiam a posição exata da câmera. Eles são conectados a um computador pessoal equipado com um programa que cria as imagens de "realidade aumentada".

O computador projeta a imagem em um monitor localizado entre o visor e a abertura. Desta forma, a paisagem do presente é parcialmente coberta por uma imagem do passado.

A técnica é diferente da aplicada em equipamentos de "realidade virtual", cujas imagens são totalmente geradas por computador e o observador se sente desligado do presente.

Os inventores, Ulrich Bockholt e colegas, trabalham no Instituto Fraunhofer de Computação Gráfica em Darmstadt, na Alemanha.





AFP - HN




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1931/visualizar/