Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quinta - 12 de Fevereiro de 2004 às 09:43

    Imprimir


____________________________________________________________




Os dois astronautas que habitam a ISS (Estação Espacial Internacional) avistaram um "objeto não identificado" no exterior do complexo, que se encontra em órbita terrestre. A informação foi divulgada esta semana por responsáveis pela missão.

O russo Alexandre Kaleri e o norte-americano Michael Foale observaram na última semana "uma barra flexível com cerca de 20 centímetros de comprimento" que flutuava no espaço, indicou Serguei Pouzanov, responsável da Nasa (agência espacial norte-americana) na Rússia.

"Por enquanto, ainda não foi possível definir o objeto. Especialistas norte-americanos e russos estão examinando as fotos [ainda não divulgadas à imprensa] tiradas pela equipe, e enviadas para Terra, para tentar determinar a sua origem", disse.

O responsável acrescentou que, aparentemente, "o objeto não representa perigo para a estação". Pode ser um pedaço de isolante térmico ou de uma barra utilizada para fixar parte do equipamento técnico no exterior da estação, consideraram especialistas russos, interrogados pela agência Interfax.

"É possível que nunca consigamos saber o que era", reconheceu Valeri Lyndine, porta-voz do centro do controle russo de vôos espaciais.

Segundo ele, a situação não é inédita --já houve um incidente semelhante na antiga estação orbital MIR. Os astronautas viram "um objeto brilhante" que conseguiram filmar, mas os especialistas que o analisaram posteriormente "não conseguiram descobrir a origem do objeto", disse.





AL - HN




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/1967/visualizar/