Homenews - homenews.com.br
Informática
Sexta - 20 de Fevereiro de 2004 às 11:23

    Imprimir


________________________________________________________________




O código Morse tem agora um novo caractere: o @ (arroba). O sinal, chamado de “commat”, será representado pela seqüência Morse da letra A (ponto-traço) e C (traço-ponto-traço-ponto).

Segundo a International Telecommunications Union - ITU - (http://www.itu.int/home/index.html) , órgão que regulamenta as telecomunicações no mundo, o “commat” facilitará a troca de endereços de e-mail por operadores de rádio. Essa é aprimeira adição de um novo símbolo ao Morse, desde a Segunda Guerra Mundial. Agora, espera-se a inclusão também do ponto de exclamação (!) para expressar surpresa e animar as conversas.

Criado em 1830 por Samuel F.B. Morse, o sistema de comunicação eletrônica espalhou-se rapidamente e até uns 50 anos atrás era usado largamente pela indústria e órgãos governamentais em todo o planeta. O mais conhecido de seus sinais é o SOS, formado por três pontos, três traços e três pontos.

“Morse inaugurou a era da informação e seu código é um mito para os 700 mil operadores de rádio norte-americanos”, declarou Gary Fowlie, diretor de Relações Públicas da ITU, ao Capital Journal, de Topeka, em Kansas, nos Estados Unidos.





Agência Estado




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2024/visualizar/