Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quarta - 31 de Março de 2004 às 10:31

    Imprimir


____________________________________________________________________________________


Em parceria com a empresa Dana, alunos do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), de São Bernardo do Campo, em São Paulo, sob a supervisão do professor Ricardo Bock, estão construindo um carro streamline (superaerodinâmico) com motor de apenas 1.0 litro, capaz de atingir até 300 km/h. A maquete do projeto será apresentada no estande da Dana, no Autosports Motorshow Adventure, evento que começa hoje no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

O veículo utiliza combustível, lubrificantes e graxa especialmente desenvolvidos para os rolamentos das rodas. Os pneus são mais estreitos e resistentes, próprios para alta velocidade. A carroceria é de tecido de vidro com poliéster e os painéis são de materiais compósitos. Os primeiros testes com o protótipo começam em julho.

Um modelo streamline já foi produzido em 1966. Idealizado por Jorge Lettry e desenhado por Anísio Campos, o carro, batizado de Carcará, alcançou a marca de 213 km/h e foi recorde nacional de velocidade na categoria.

As informações são da Assessoria de Comunicação da FEI.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2151/visualizar/