Homenews - homenews.com.br
Arqueologia
Quarta - 28 de Abril de 2004 às 11:54

    Imprimir


________________________________________________________________



HomeNews

Quem nunca ouviu falar de Atlântida, a cidade perdida e todas as histórias misteriosas que rodeiam o tal lugar? Pois é, um pesquisador norte-americano não só ouviu falar como também está convencido de que a cidade fica sob a ilha de Chipre. Ele resolveu lançar uma missão exploratória no meio deste ano.

"Acreditamos que nossa descoberta vá colocar Chipre no centro das atenções do mundo para sempre", disse Robert Sarmast à agência de notícias Reuters.

Segundo Sarmast, a ilha de Chipre, que fica no leste do Mediterrâneo, é o cume da cidade perdida, e o restante de Atlântida está cerca de 1.600 metros abaixo do nível do mar. O pesquisador disse ter encontrado uma massa de terra retangular submersa, que vai de Chipre em direção à Síria. Para seus estudos, ele usou mapas do fundo do mar e pistas em textos de Platão.

"Vamos navegar 113 quilômetros a partir de Chipre, direto sobre o ponto onde acreditamos que Atlântida esteja submersa, esperando para ser descoberta", afirmou.

A existência ou não de Atlântida, ou a razão de seu desaparecimento, têm intrigado exploradores por séculos. Alguns acreditam que a civilização antiga tenha sido destruída pelo dilúvio, e que fosse o local onde ficava o Jardim do Éden. Alguns dizem que fica no mar Egeu, outras nos Açores ou no mar da China.

De acordo com a mitologia grega, Atlântida era uma nação poderosa, mas seus moradores tinham sido tão corrompidos pela ganância e pelo poder que Zeus decidiu destruí-la.

Na próxima sexta-feira (30/04), o pesquisador vai iniciar oficialmente a exposição, comemorando também a entrada de Chipre na União Européia.

"À meia-noite vamos depositar no fundo do mar uma cápsula contendo uma bandeira de Chipre, uma bandeira da UE e uma bandeira com o símbolo de Atlântida'', disse. Chipre se torna membro da UE no dia 1° de maio.





Com Reuters




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2254/visualizar/