Homenews - homenews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Maio de 2004 às 10:26

    Imprimir


__________________________________________________________________



Pesquisadores franceses afirmam que uma droga barata e fácil de ser encontrada no mercado pode ajudar a adiar a manifestação da Aids em pessoas infectadas com o vírus HIV.

Trata-se da prednisolone, um esteróide usado no tratamento de várias doenças, como artrite, alergias e problemas de visão.

De acordo com médicos da Universidade René Descartes, em Paris, o uso da droga pode adiar por cerca de dois anos a manifestação dos sintomas da doença.

Mas eles também dizem que mais pesquisas são necessárias para que a prednisolone seja usada de forma ampla em pessoas infectadas com o HIV.

Sistema imunológico

Os médicos franceses começaram a estudar o uso da droga no tratamento da Aids em 1992.

Eles queriam descobrir se a prednisolone poderia combater a manifestação da doença por meio de seu efeito inicial – a redução da atividade do sistema imunológico.

O HIV também produz este efeito no organismo, mas não de forma imediata – a primeira reação após a infecção com o vírus é justamente a contrária, um forte aumento na atividade do sistema imunológico.

A idéia dos médicos era usar a prednisolone para frear a manifestação da Aids impedindo este aumento inicial de atividade dos mecanismos de defesa do corpo do paciente.

Após dez anos de pesquisas, eles concluíram que este é mesmo o caso, e que a droga melhora as perspectivas de longo prazo das pessoas soropositivas.

Mas especialistas ressalvam que não vai ser fácil levar tratamentos com a prednisolone aos países que mais precisam, como as nações pobres da África onde a epidemia está mais difundida.

Isso porque a ênfase nos países ricos – que custeiam as pesquisas a respeito de tratamentos contra a Aids – é muito forte na distribuição de drogas anti-retrovirais.








BBC Brasil




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2276/visualizar/