Homenews - homenews.com.br
Ciência
Quinta - 06 de Maio de 2004 às 12:52

    Imprimir


________________________________________________________________




O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) divulgou nova nota sobre o ciclone extratropical que atinge nesta sexta-feira (7) a costa da região Sul do país.

De acordo com boletim divulgado pelo INPE, a previsão de tempo para hoje e para os próximos dias indica a persistência de ventos moderados e fortes (podendo ultrapassar 70 km/h), agitação marítima e chuvas contínuas de moderadas a fortes na região sul, principalmente no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.

Na sexta-feira, as chuvas podem ser fortes também no Paraná. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul estão previstas pancadas de chuva com trovoadas, por vezes, de forte intensidade.

Um centro de alta pressão que está se deslocando pelo Oceano Atlântico traz hoje e amanhã, muito vento e chuva. A partir de sexta-feira (7/05), a formação de um centro de baixa pressão (classificado como ciclone extratropical) na costa da região Sul favorecerá a formação de novas áreas de instabilidade que irão manter a intensidade da chuva e do vento, principalmente no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Em algumas localidades a chuva poderá ultrapassar os 70 mm em 24 horas, principalmente, no Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina.

Além disso, a atmosfera estará mais instável nas outras áreas da região Sul e também em grande parte de Mato Grosso do Sul e em São Paulo, onde podem acontecer temporais isolados. Os modelos de previsão oceânica continuam prevendo, para os próximos dias, mar agitado e ondas de 2 a 5 m de altura na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No litoral paulista o mar também estará agitado até o fim-de-semana, porém, com menor intensidade.

Os meteorologistas continuam em alerta e novos boletins serão divulgados oportunamente.





Fonte: Assessoria de Imprensa do INPE




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2281/visualizar/