Homenews - homenews.com.br
Saúde
Terça - 06 de Julho de 2004 às 09:20

    Imprimir


______________________________________________________________



Uma hora a mais na cama todas as noites pode auxiliar na perda de peso. Pelo menos é o que garante uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos. O estudo também sugere que dormir pouco pode aumentar os riscos de obesidade.

Foi descoberto que uma substância química liberada durante o sono, a leptina, controla a gordura do corpo emitindo sinais de que estamos alimentados.

Em artigo na publicação Sleep, especialistas também dizem que dormir pouco provavelmente afeta os hormônios que ajudam a queimar calorias durante o dia.

Menos sono

Os pesquisadores monitoraram quase 500 adultos, com idades entre 27 e 40 anos, durante 13 anos.

Nesse período, a média de sono caiu de 7,7 horas para 7,3 horas entre as mulheres, e de 7,1 horas para 6,9 horas entre os homens.

Também nesse período, os voluntários engordaram uma média de 2 kilos e meio.

Os que engordaram mais dormiam menos de seis horas por noite.

O líder do estudo, doutor Gregor Hasler, admitiu que uma possível explicação é que quanto mais tempo as pessoas ficam acordadas, maior é a probabilidade de elas comerem.

Outro especialista, o doutor Sanjay Patel, da Harvard Medical School, disse no entanto que é sabido que várias substâncias químicas e hormônios desempenham um papel importante no controle do apetite e no aumento do peso.

“Eles podem ser bastante alterados se você diminuir o tempo de sono em uma hora ou duas”, ele disse.

Segundo Patel, estudos anteriores demonstraram que os níveis de leptina são significativamente reduzidos em voluntários privados de sono.

“Os níveis baixos (de leptina) aumentam o impulso de comer”, acrescentou.


BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2299/visualizar/