Homenews - homenews.com.br
Ciência
Segunda - 12 de Julho de 2004 às 09:37

    Imprimir


_________________________________________________________________




Os engenheiros de som poderão jogar fora suas mesas de mixagem se o trabalho dos pesquisadores da Universidade de Leeds se tornar realidade.

Os cientistas estão desenvolvendo formas de capturar os movimentos humanos em três dimensões, o que permitiria criar música com o gesto de um braço.

Isso eliminaria a necessidade de técnicos musicais mexerem em centenas de botões para alcançar o som perfeito.

A técnica também poderia ser usada para mover uma página da internet, o que pode ser útil principalmente para pessoas que têm deficiências físicas.

Bolinhas

O sistema está sendo desenvolvido na Escola de Música da Universidade de Leeds.

O cientista Kia Ng, do Centro Interdisciplinar de Pesquisa Científica, está liderando o projeto, que captura movimentos em três dimensões usando luz infra-vermelha.

A luz é projetada sobre pequenas bolinhas refletoras postas na roupa e monitoradas por 12 câmaras.

O computador reconhece as mudanças de posição das bolinhas e transforma gestos diferentes em instruções para um software de música.

Movimentos musicais

"Efetivamente uma pessoa poderia tocar uma nota com um piscar de olhos ou o movimento de um pé. Qualquer um poderia controlar a composição musical", disse Ng.

É claro que existe o risco de que um gesto errado leve a uma nota errada. Por isso, o sistema também terá um programa composto previamente que, de forma inteligente, pode deduzir o que a série de gestos representa.

"O maior desafio é treinar o sistema para antecipar o movimento", disse Ng.

"Para fazer sentido de um gesto, ele precisa saber não apenas onde o objeto esteve e onde está, mas também onde estará."

Ele espera que o sistema possa ser testado em um concerto ao vivo no fim do próximo ano.




BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2321/visualizar/