Homenews - homenews.com.br
Ciência
Segunda - 12 de Julho de 2004 às 09:51

    Imprimir


_________________________________________________________________________________




Os fertilizantes nitrogenados aumentam tremendamente as safras, mas a precipitação agrícola resultante polui as águas próximas às culturas. Se as plantas fossem mais eficientes na fixação de nitrogênio, o problema poderia ser aliviado. Uma pesquisa publicada esta semana no site de Proceedings of the National Academy of Sciences apresenta uma solução potencial para atingir esse objetivo. De acordo com o estudo, os vegetais dotados de um gene do milho absorvem maiores quantidades do elemento presente no solo e conseguem crescer com baixos níveis de nitrogênio.

Cientistas liderados por Shuichi Yanagisawa, da Universidade de Okayama, no Japão, alteraram geneticamente uma variedade de plantas Arabidopsis carregando um gene adicional, Dofl, que afeta o metabolismo. Os vegetais modificados continham mais carbono, aminoácidos e cerca de 30% mais nitrogênio que outros do grupo controle. Além disso, eles cresceram bem em solo contendo um décimo da quantidade de nitrogênio que mudas normais precisam para se desenvolver.

A equipe também testou a técnica em pés de batata e obtiveram resultados similares. Eles concluíram que a abordagem poderia ser aplicada a uma grande variedade de espécies vegetais, e indica uma forma de aliviar a dependência agrícola de fertilizantes nitrogenados.




Scientific American




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2323/visualizar/