Homenews - homenews.com.br
Arqueologia
Quarta - 21 de Julho de 2004 às 11:07

    Imprimir


________________________________________________________________




Paleontólogos no norte da Espanha descobriram ossos de dinossauros em um local onde foram encontrados recentemente restos do maior animal do tipo já localizados na Europa.

O novo achado inclui um fóssil de osso pélvico de um grande dinossauro que os cientistas relacionam a um gênero de herbívoros de pescoço comprido e fino, os diplódocos.

O íleo direito foi encontrado na cidade de Riodeva, onde um parque recentemente inaugurado exibe os ossos ao público.

O recém-descoberto conjunto de fósseis inclui ossos de estegossauros, grandes dinossauros herbívoros identificados pelas placas alinhadas nas costas, ao longo da coluna vertebral.

Identificação

Luis Alcala, diretor da Fundação Palenteológica de Teruel, disse à rede BBC que "é cedo demais para dizer a que espécie (todos) eles pertencem, mas nós encontramos os vestígios de vários dinossauros diferentes, inclusive dos grandes".

"Há alguns restos de estegossauros e também de dinossauros carnívoros."

Alcala disse que há indicações de que os novos fósseis encontrados podem gerar algumas surpresas, mas não quis dar mais detalhes.

"Não é que eu não queira falar sobre isso", explica ele, "mas ainda estamos nos estágios preliminares de nossa investigação".

Anos de pesquisa

Em 2003, os paleontólogos Alberto Cobos e Rafael Royo descobriram ossos em Riodeva que mais tarde foram identificados como sendo de um dinossauro de 35 metros de comprimento e que pesava 50 toneladas.

Essa ossada é do maior dinossauro já encontrado na Europa, mas pesquisadores ainda não o classificaram.

Os ossos podem ser de uma nova espécie ou pertencer a uma já catalogada, como a Argentinasaurus.

"Nós só escavamos uma pequena área do sítio paleontológico", disse Alcala à BBC. "Eu e meus colegas achamos que vamos trabalhar muitos anos por lá."





BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2351/visualizar/